Fotojornalismo na faculdade: Agosto e Setembro


Logo quando o primeiro semestre da faculdade terminou eu escrevi um post sobre as Aulas de Fotografia na Faculdade, que virou um dos posts mais lidos do blog! Então, assumi que vocês devem gostar tanto quanto eu de fotografia. Agora eu estou no segundo semestre da faculdade de jornalismo e resolvi fazer esse post contando mais para vocês sobre as aulas. Como eu e as minhas amigas tiramos muuuuitas fotos só nesses dois meses considerem esse post como "parte um", até porque só vou poder ter uma opinião formada sobre a aula no final do semestre.

Fotografia vs Fotojornalismo: Qual a diferença? Na minha faculdade, as duas matérias tem duas aulas por semana, cada uma com enfoque diferente - Fotografia tinha uma aula para fotografar e outra para edição de imagem e Fotojornalismo tem uma aula teórica sobre fotojornalismo em várias áreas, fotojornalistas importantes e um pouco de teoria da imagem. De resto é praticamente igual.

E a parte de equipamento? Continuamos usando uma Nikon D-90 com lente 18-55mm.

O que aprendi/Estou aprendendo em Fotojornalismo: Na parte teórica estudamos fotojornalistas na história e vimos alguns documentários. Também discutimos sobre limites da fotografia, maneiras de retratar a mesma coisa e a veracidade de algumas fotos.

O que eu aprendi em fotografia e adotei para a vida? 
Tantas coisas <3
Regra dos terços mudou muito a minha maneira de ver as situações, eu costumava ser aquela pessoa que coloca sempre o assunto principal centralizado na foto daí puf, parece que falta um tchan que tem agora nas minhas fotos.

Foco Manual é uma benção. O professor desse semestre nos deixa tirar fotos com o foco automático, mas não é a mesma coisa. O charme do fundo borradinho pra mim <3

Linhas Naturais: Já devo estar soando como uma maluca esnobe á essa altura. As linhas naturais são linhas que já existem na foto e a deixam mais interessante: linhas de escada, contorno de prédio, etc (fica bem claro na foto abaixo que tem as linhas da escada em vários sentidos)
~sensualizando~
Ufa, acabou! Mas foi tão difícil cortar tantas fotos!

Lembro de juntar as fotos no post das aulas de fotografia semestre passado e estar super orgulhosa de mim, mas hoje quando eu vejo as fotos, não acho nada demais mas fico feliz em ver como eu melhorei treinando meu olhar. 

Meu professor de fotografia foi (e é) simplesmente incrível. Eis um obrigada de alguém que te admira muito, professor Fernando. Isso talvez nunca chegue diretamente á ele, mas aqui ficam palavras de agradecimento para um professor que realmente se importa com os alunos e vai além da obrigação <3

Fotos:Maria Clara Lucci, Stephanie Ramos e Yolanda Reis

Me sigam no instagram que ás vezes eu coloco algumas fotos que tiro nas aulas: @stepandinha 

Bisous

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...