Pinacoteca do Estado de São Paulo

Na semana do feriado de Corpus Christi, eu aproveitei o feriado para visitar o Praça da Luz com um amigo (rolou até look do dia) e aproveitamos para visitar a Pinacoteca do Estado de São Paulo - que fica do lado do praça.

Logo que passamos a bilheteria deixamos nossas mochilas no guarda-volumes (que é gratuito), porque não é permitida a entrada com bolsas grandes e mochilas dentro da pinacoteca. Também não é permitido tirar fotos do prédio, só dos quadros e esculturas de salas específicas (não vale nem foto do lado do quadro, acredite eu perguntei) - eles são super chatos com isso e ficam te encarando, porque ELES SABEM que você quer tirar a foto. Mas como eu e o meu amigo somos vida loka, conseguimos tirar algumas fotos do prédio e nossas.



Logo na entrada da pinacoteca, eu já dei de cara com dois barcos de madeira com 10 metros de altura. Você fica boquiaberto com a grandeza da obra feita pelo artista José Spaniol, chamada "Tiamm Schuoomm Cash" que remete aos possíveis barulhos que o mar faz. Infelizmente, os barcos ficaram menos de um mês na Pinacoteca, e a exibição acabou no dia 30 de maio.



A Pinacoteca do Estado de São Paulo foi fundada em 1905 e é o museu mais antigo da cidade, com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. O Edifício da Pinacoteca é o antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, que sofreu uma grande reforma na década de 90.

O acervo original da Pinacoteca foi formado com uma transferência do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, com 20 obras de artistas que atuaram na cidade de São Paulo. Desde 2006, é administrada pela APAC (Associação Pinacoteca Arte e Cultura) e realiza cerca de 30 exposições anuais que recebem 500 mil visitantes. Hoje, o acervo conta com cerca de onze mil obras - no primeiro andar ficam as exposições temporárias e no segundo a mostra de longa duração do acervo. 

 
~pronto pro close~

A Pinacoteca tem uma arquitetura muito linda e a iluminação de lá é uma coisa de louco <3 Ano passado eu fui na exposição do Ron Mueck, e eu gostei muito da maneira que eles organizam as exposições. Não tenho palavras pra expressar a emoção de não ter que pegar uma fila de duas horas para entrar dessa vez hahahahaha.

O segundo andar da pinacoteca é cheio de quadros e me lembra muito do MALBA (Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires), mas acho o MALBA mais moderno que a Pinacoteca - e tem um terraço pra ver a cidade <3


No sub-solo da Pinacoteca tem um restaurante/café que embora eu nunca tenha comida nada de lá parece muito convidativo, e também tem mesas do lado de fora do prédio com vista para o Parque da Luz.

Não é por nada não, mas nunca vi tanta gente bonita num museu. Vou começar a frequentar mais vezes a pinacoteca hahahaha. Imagina só eu e o boy tomando um café, comendo um docinho e conversando sobre quadros do Van Gogh?





três obras de arte do acervo da Pinacoteca.

Minha dica final para a pinacoteca é: não deixe de ir embora sem antes passar na lojinha <3

Tudo da lojinha é ma-ra-vi-lho-so: desde os lápis que são o que cabem no meu orçamento até os livros de arte lyndos. Tem brusinha, tem copo, tem até giz de cera e guarda-chuva, minha gente <3

Fotos: Estêvão Xavier e Stephanie Ramos

Pinacoteca do Estado de São Paulo
Endereço 1: Praça da Luz, 02
Endereço 2: Largo General Osório, 66

Horários:Quarta a segunda, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)

*Endereço 1: Possui bicicletário e estacionamento gratuito*

Ingressos: R$6 inteira e R$3 meia
*Grátis aos sábados*

Espero que tenham gostado desse post <3
Bisous

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...