Viajando para o Rio de Janeiro - Dias 5 e 6

<1div class="separator" style="clear: both; text-align: center;">
Dizem que antes tarde do que nunca, e por isso trago pro blog o terceiro post sobre a minha viagem ao Rio de Janeiro durante as Olimpíadas Rio 2016. Se você perdeu os últimos dois posts pode ler aqui e aqui sobre os quatro primeiros dias de viagem.

No quinto dia de Rio, passei minha manhã descarregando algumas fotos, falando com a minha família para provar que estava viva e ligando pro meu pai e avô, final além de domingo de preguiça, era dia dos pais. 

Eu e os meus três migos do Mackenzie, combinamos de ir com uma das americanas até a praia de Ipanema, para ajudá-la em uma entrevista que ela tinha marcado. Antes disso, saímos para almoçar e resolvemos procurar um lugar ao redor de Botafogo para não demorar muito. Perto do hostel onde estávamos hospedados, fica a Rua Nelson Mandela, que tem um monte de barzinho e restaurante, e lá escolhemos almoçar no Vizinhando Bar.

Quando chegamos lá, eu e menino Caio resolvemos pedir um combo para duas pessoas de parmegiana + três acompanhamentos (pedimos arroz, feijão e batata frita). Ficamos satisfeitos e o nosso almoço incluindo bebidas saiu mais o menos R$25 para cada um.
olha quanta batata frita <3

Vizinhando Bar e Restaurante
Rua Nelson Mandela, 160
Botafogo

Horários de funcionamento: Domingo a quinta, 11h-00h
Sexta e sábado, 11h-01h 

Depois do almoço, voltamos para o Hostel e logo depois pegamos o metrô até a Praia de Ipanema.


Sobre Metrô no Rio de Janeiro
A passagem do metrô do Rio de Janeiro custa R$4,10 e você pode fazer um cartão pré-pago para evitar pegar fila toda vez. A recarga mínima para o cartão é de R$5. 

O sistema do metrô carioca é um pouco diferente do nosso. Para começar, eles tem três linhas de metrô (Linha 1 - laranja -, Linha 2 - verde - e Linha 4 - amarela), a última abriu recentemente para os cariocas e foi utilizada durante as olimpíadas apenas por quem tinha ingresso para algum jogo e/ou era imprensa. Eu utilizei todas as linhas do metrô com meu cartão de imprensa dos jogos olímpicos e achei bem tranquilo de usar.

Diferente do metrô de São Paulo, grande parte do percurso das linhas 1 e 2 são parecidos, em alguns trechos apenas que você deve mudar de linha para chegar ao seu destino. Enquanto você espera o metrô tem que ficar de olho para ver qual cor está chegando porque os trens se alternam entre linha 1 e 2 na mesma "pista".

Como turista o metrô foi 10/10 porque me deixava perto de todas as praias e logo eu já decorei o percurso. Mais pro fim do post tem uma comparação entre táxi e uber.
 
Chegando na Praia de Ipanema fomos andando até o "Coração da Dinamarca", que era uma das casas gringas que se instalaram na cidade durante as olimpíadas para falar mais sobre seu país e sua cultura, para entrevistar o pessoal do Café Bike.

Praia + Mate + Biscoito Globo = Rio

O Bike Café, como o nome já entrega, é uma bicicleta adaptada para servir café, e como eu disse lá em cima, durante as Olimpíadas ficou instalada na Praia de Ipanema servindo café - de graça! - pro pessoal que passava por ali.

Um dos responsáveis pelo Bike Café nos explicou que o café deles tem todo um cuidado especial na hora de ser escolhido lá em Minas Gerais, e que 10% do faturamento deles é revertido para o Instituto Aromeiazero - um instituto que atua com 4 atividades transformadoras que a bicicleta tem na vida das pessoas: empreendedorismo, educação e cultura, desenvolvimento social e esportes. Quem quiser saber mais sobre eles ou comprar os produtinhos deles pode saber mais aqui.

Menino caio caçando uns pokémon na praia

Cuidado a valorização de preço na praia: O meu amadinho Biscoito Globo custa R$2,50 pelas bancas de jornais do Rio de Janeiro (em algumas eu achei por dois reais!) mas na praia eles aumentam o preço para lucrar. Lá em Ipanema, o moço queria me cobrar R$6 por um pacotinho, daí eu já mandei um "tu tá achando que eu sou turista?" e ele já mudou o preço para R$7 por dois pacotes.

dica: Se quiser trazer essa maravilha para casa, compre a versão em saquinho porque o biscoito na embalagem de papel murcha.

sô muito de defender sp com minhas garras mas nem eu resisto a esta vista <3

Antes de voltarmos, nossa amiga americana tinha mais uma matéria para escrever, sobre o tal do altinho. O altinho é um jogo praticado na areia da praia com uma bola de futebol. O objetivo do jogo é não deixar a bola cair no chão, e também não vale usar a mão, mas o resto do corpo tá valendo! Nós vimos várias vezes o pessoal jogando altinho pelas praias do Rio.

Ajudamos com as traduções na hora da entrevista e para minha surpresa e felicidade, fui escalada para tirar a foto da matéria que é essa abaixo.


Eis que conversa vai, conversa vem depois da entrevista e descobrimos que um deles era da banda Forfun. Rolou até fotinha e no final a miga americana me perguntou se ele era realmente famoso hahahaha.

Eu sereia graças ao olhar da querida Giuliana Carrapito <3

Já estava começando a escurecer e como estávamos cansados para um senhor caramba e com muita areia nos nossos sapatos, chamamos um Uber de volta para o Hostel. 
 
Táxi vs Uber no Rio de Janeiro
Talvez você não saiba mas o táxi no Rio de Janeiro é mais barato que o nosso de São Paulo - mas fuja das corridas com preço fechado nos aeroportos!
Eu lembro das poucas vezes que peguei taxi lá e fiquei chocada que 1) as corridas eram bem baratas pelo trecho rodado 2) Os taxistas cariocas - pelo menos os que me levaram/pelo menos os lugares que eu fui - sabiam de cor as ruas. Em São Paulo eu SEMPRE acabava guiando o meu taxista até a minha casa. Todos eles foram bem quietos o caminho inteiro - mas eu não ligo.

Ah, e se você for atravessar e um táxi estiver perto de você, fuja! Tive a leve impressão que se possível eles te atropelariam. 

Agora, se o táxi é mais barato, o Uber também? Sim <3
no Rio o Uber fica nessa de proíbe ou libera, ao contrário de São Paulo que regulamentou, então não rola aquela taxa de R$0,10 a cada quilômetro rodado. Logo, o valor da corrida fica menor. Vou usar como exemplo uma das corridas que eu fiz para vocês compararem.

Rua Guilhermina Guinle -> Botafogo Praia Shopping (1.4 km)

Paguei com táxi: R$13
Quanto sairia no Uber: UberX: R$7-8
 
Voltamos para o Hostel e lá perto das dez da noite, eu e menino Caio resolvemos ir no KFC que ficava na esquina da rua do nosso Hostel, para experimentar o tal Avalanche Toddy - tipo um McFlurry com o Cookie do Toddy. Começamos a escrever na lousa do Hostel que iríamos sair e quando eu vi, já tinha virado excursão pro KFC hahahaha. O sorvete é mais o menos assim:


A massa do sorvete deles é bem gostosa e não tão molenga quanto a das concorrentes, ponto positivo pro KFC. Porém, entretanto, todavia não vem tanto cookie assim não,  seria meu sonho que viesse, e a minha calda de chocolate era meio aguada, fuém.

Na segunda-feira, o dia começou com o sol rachando de quente para compensar o meu primeiro dia chuvoso no Rio. Uma das estudantes, a Laura me pediu se eu podia ir com ela para a Praia e Copacabana fazer uma matéria sobre corpos e aceitação - uma matéria que nós quatro do Mackenzie queríamos ir porque amamos a pauta.

Durante o percurso até a praia nós conversamos muito e percebemos o quanto tínhamos em comum - real, trocamos nossas histórias de vida e rolou facilmente aquele sentimento de "alguém no mundo me entende".


Falamos com muuuitas pessoas que estavam na praia - gringos e brasileiros - sobre como eles enxergam seus corpos e os padrões impostos pela mídia. O resultado foi o esperado: mudaria uma coisa ou outra, me sinto bem mas ás vezes nem tanto, queria ser mais como a mulher da revista ... Felizmente, todos estavam lá curtindo um sol com seus corpos <3




not so funny story: Andando pela praia de Copacabana vimos estas "esculturas" de areia cheia de bundas de mulher, e como tinha tudo a ver com a pauta da Laura, conversamos com o "criador da obra" sobre o por quê das bundas. O que começou com uma conversa sobre padrões de beleza brasileira terminou comigo fuzilando o homem enquanto minha amiga não entendia nada, após ele dizer que ele "dominava mulheres pois elas deveriam ser dominadas". E eu não lembro se ele disse isso antes ou depois de pedir uma "caixinha" pelo trabalho.
meninas que ficam rapidamente vermelhas de sol e resolvem ser patriotas
Indo para o metrô para voltar, encontramos uma Bibi Sucos, daí não tem desculpa para não parar e tomar um suco em uma das frutarias mais queridas do Rio, né? Expliquei para a Laura que era uma "coisa do Rio" e ela topou parar para pedir um suco.

A loja estava beeem movimentada, mas demos sorte de conseguir uma mesa no lado de fora da loja - amor eterno por ter tantos lugares no Rio com mesa na rua, não é a mesma coisa em São Paulo :(

Você pode pedir os sucos em dois tamanhos: 300ml ou 500ml. Eu escolhi o suco de caju, mas acabei não curtindo tanto, achei um tanto seco demais, e a minha miga americana pediu o Silvestre (amora, morango e framboesa) e não sei se é essa coisa da grama do vizinho sempre ser mais verde, mas o dela tava maravilhoso.
 
Bibi Sucos Copacana I
Rua Miguel Lemos, 31
Copacabana

Horários de funcionamento: Segunda a sexta, 08-00h
Sábado, 08h-01h
Domingo , 08h-18h

Depois do nosso suco carioca, voltamos ao Hostel, onde eu comecei a traduzir todos os áudios das entrevistas feitas aquele dia. Mais tarde, a Laura perguntou se eu podia ir com ela até a Pride House Rio, na Lapa para que ela pudesse terminar a matéria dela sobre a Comunidade LGBT no Rio de Janeiro.

Não vou falar muito sobre a Pride House Rio porque não quero me estender muito nesse post, mas foi uma experiência e tanto. Sentar ali e ouvir a história daquelas pessoas que foram expulsas de suas casas e agora usavam a Pride House como lar foi aquele chacoalhão para ser mais grata pelas coisas incríveis da minha vida. O negócio foi tão forte na gente que a Laura saiu chorando de lá e eu não conseguia falar nadinha. Pro tombo ser maior ainda encontrei essa folha em uma parede do centro: 


O Teatro Municipal todo borrado porque eu tava com medo de ser roubada (desculpa gente, sou muito paulistana), mas que lugar lindo <3 Vale a visita mesmo se for para admirar a arquitetura - e comparar com o Teatro Municipal de São Paulo, são bem parecidos!

Teatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Floriano, S/N
Centro 

Na volta para "casa" passamos em uma pizzaria que fica na Esquina do Meiai Hostel (onde ficamos hospedadas - tem mais informação sobre lá no primeiro post da viagem) para levar pizza para jantarmos.

Na Pizza Master eles tem um combo de pizza brotinho (4 sabores para escolher) + lata de refrigerante ou mate por R$10,90 (!!!!!!!). Não tirei foto da pizza porque comi tudo antes, desculpa gente. Pedi a Marguerita e embora não seja tão grande é muito boa - eu super voltaria <3
 
É bom lembrar que eles não vendem pizza no almoço, só lasanha.

Pizza Master
Rua Voluntários da Pátria, 170 - LOJA A
Botafogo

Horários de funcionamento: Todos os dias das 08h ás 23h30

Espero que tenham gostado do post <3

Um dia quem sabe sai os últimos dois dias da viagem e vocês verão Zac Efron neste blog haha - brincadeiras a parte, vou tentar terminar até o natal.

Bisous

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...