Jornalismo

  Foto: Luiza Marques

Antes de me apaixonar pelo jornalismo, eu me apaixonei pelas palavras. Desde a primeira série quando a professora disse que a minha redação era a melhor da sala (e vocês sabem como eu gosto de receber elogios para inflar meu ego), nunca mais parei de escrever. Minha tia, jornalista, durante as minhas férias, e  antes dela ir trabalhar, me dava um beijo depois do almoço, porque só Deus sabia que horas ela ia voltar. Passei os anos pensando que jamais seria jornalista. Como é que alguém aceita não ter hora pra voltar pra casa?

No princípio, era Letras, vida de escritora e quem sabe aulas de literatura?
Descobri que eu era privilegiada, e que nem todos tinham acesso às informações que eu tinha. Viajei, fui em shows, frequentei bons restaurantes, assisti boas peças de teatro e conheci pessoas incríveis, dessas que você pensa, "todo mundo devia conhecer fulano!". Entendi que o que eu realmente queria para vida era contar para as pessoas um pouco do que eu via, aprendia e de tudo que acontecia no mundo.

 

Jornalismo, será que nascemos um para o outro? Um dia, quando já estava no ensino médio, minha mãe sugeriu que eu visse a grade do curso nas universidades. Foi amor a primeira vista. As matérias do curso tinham um pouco de tudo, e de tudo um pouco.
 

Escolhi jornalismo para nunca parar de aprender.
 

Nem tudo é um mar de rosas. Não são todos os dias em que eu sou apaixonada pelo jornalismo. Mas ele sempre me reconquista, e me torna mais humana. Eu tenho a possibilidade de aprender e compreender as outras realidades, que não a minha.
 

As editoras cada vez mais tem cortes de funcionários, as revistas fecham e os turnos não acabam no horário do contrato. E ainda sim, eu ando em direção ao caos.
 

De vez em quando vem alguém contestar, "tem certeza?", "É tão difícil conseguir emprego em revista", "o papel vai sumir", mas cada vez que eu vejo o meu nome do lado de uma matéria que eu fiz.... Ah, a sensação é mágica. Ás vezes, de surpresa, alguém vem elogiar um texto, um vídeo ou uma foto que eu fiz, e por ter refletido sobre o que eu escrevi. Dai então eu penso, "É por isso que eu faço o que eu faço".

Jornalismo é gastar o sapato de tanto andar, ouvir antes de falar, prestar atenção ao seu redor. Um parabéns atrasado para todas as raposas que escolheram esta profissão, e ainda acreditam no nosso papel na sociedade.
Eu (ainda) acredito no jornalismo.

7 de abril - Dia do Jornalista

Special Thanks: para todos que gastaram sola de sapato comigo por acreditar nas minhas ideias, subiram e desceram ruas de São Paulo na noite, sentaram comigo no chão de baixo da ponte para entrevistar moradores de rua, aceitaram minha ideia de bater na porta para tentar entrevista, me deram conselhos, leram minha matérias, me colocaram em contato com alguém etc, vocês são show <3 That's What I Do What I do

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...