Museu Catavento

Esse semestre eu tenho aulas de jornalismo cultural na faculdade, e uma das tarefas da disciplina foi visitar um museu de São Paulo para criar uma matéria sobre o local. O Museu Catavento foi o escolhido pelo meu grupo, e eu fiquei feliz porque tenho um carinho especial pelo espaço desde que meu pai me levou lá pela primeira vez, quando eu tinha uns 10 anos.

O Museu foi projetado pelo Ramos de Azevedo e o Domiziano Rossi (os mesmo s que projetaram a Pinacoteca e o Teatro Municipal) em 1911 para abrigar exposições e até chegou a ser sede da cidade. Em 2009, foi transformou-se em Museu Catavento Cultural.

O museu é dividido em quatro seções: Universo, que ensina sobre o espaço sideral com simuladores de espaçonaves e até uma balança para você saber quanto pesaria se morasse em outros planetas, Vida, que estuda a biologia dos seres humanos e outros animais, Engenho, que fala sobre as criações do homem, do cinema até o equilíbrio de pontes, e Sociedade que trabalha questões sociais como as consequências do uso de drogas - todas repletas de recursos tecnológicos e interativos.


O Catavento é o lugar ideal para levar os seus primos pequenos para um passeio. Eu lembro de ter ficado encantada da primeira vez que fui lá (ainda fico!) e vi toda a matéria maçante dos livros escolares em linguagem didática.

Eles propõe atividades como pedalar em uma bicicleta até gerar energia suficiente para ascender a lâmpada, e em seguida explicam como o processo acontece - você brinca de aprender.

Vá de tênis e prepara-se para andar muito nos três andares do museu - e quando estiver no último andar, vá no terraço para ter uma visão de cima da cidade, dá para ver o Banespão <3
O lugar durante a semana recebe muitas excursões de escolas, mas fica realmente cheio durante o sábado, quando a entrada é gratuita. Vale lembrar que o museu não aceita cartão de crédito para o pagamento da entrada - descobri da pior maneira possível.

Vale o elogio também para os monitores que são super bem treinados e ficam sempre a disposição para explicar alguma dúvida ou orientar como chegar em algum lugar do museu.

E é claro que eu aproveitei a estrutura linda do museu para tirar mil fotos para alimentar o meu Instagram (me segue lá, é @queenstephanies) e deixo duas aqui no post.

Foto: Isabel Rocha

Foto: Isabel Rocha

Museu Catavento Cultural e Educacional
Pq. Dom Pedro II
Av. Mercúrio s/n - Brás

Horários de funcionamento: Terça a domingo, 9h às 16h

Ingresso: R$6 (inteira)/R$3 (meia)/Gratuito aos sábados

Bisous

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...