Dicionário Gastronômico #1


Você já abriu o cardápio do restaurante e teve a impressão de que o nome do prato estava escrito em grego? Leu, releu, olhou para o lado para ver se é só com você e ficou na dúvida entre perguntar para o garçom ou pesquisar na internet?

Não se preocupe, o mundo gastronômico tem milhões de nomes para bebidas, temperos e técnicas na hora de preparar uma refeição. Para facilitar a vida nos restaurantes e ajudar na melhora do repertório, selecionei algumas palavras para esclarecer o que são, junto com uma recomendação de onde experimentá-lo.

ALIGOT
O aligot é uma das especialidades do chef Alex Atala, e está no cardápio do D.O.M (Créditos: Oquetemprahjdotcom)

O aligot é uma espécie de purê feito apenas com batatas e queijos. A receita foi criada em Aubrac, na França. No restaurante D.O.M, do chef Alex Atala, o prato é servido com filé mignon.

CHEESECAKE
O cheesecake é uma sobremesa leve e deliciosa, prove a versão da Confeitaria Marília Zylbersztajn

Popularizado pelos norte-americanos no século 20, a também chamada torta-queijo é geralmente feita com uma base de biscoitos, recheio à base de queijo, creme e ovos. A cobertura mais comum da sobremesa é a de frutas vermelhas.

CHIMICHURRI
Prove o chimichurri do restaurante Martin Fierro (Créditos: Inspired Taste)

Criação dos nossos vizinhos argentinos, o molho é uma mistura de azeite, vinagre, salsa, orégano, alho, cebola, sal, pimenta caiena e pimenta-do-reino. Geralmente torna-se um acompanhamento para carnes.

GUACAMOLE
Guacamole e nachos do La Central, restaurante que fica dentro do Copan (Créditos: Gastrolândia)

De origem asteca, guacamole é um purê feito à base de abacate. A especialidade mexicana também leva suco de limão e alguns temperos (geralmente pimenta, coentro, tomate picado e cebola).

A palavra guacamole tem origens indígenas: "Ahuacatl"(abacate) e "mole", um nome para molho.

KEBAB
Os kebabs e döners do Kebab Paris são é uma ótima pedida (Créditos: Divulgação)

É a carne assada em um espeto giratório (parecido com o nosso churrasquinho grego), geralmente servido em pequenos pedaços de carne que foram marinados em temperos - pode ou não serem servidos com pão árabe.

A carne pode ser de cordeiro, carneiro, frango, bovina ou caprina. Também pode receber o nome de kabob, kabab, souvlaki, michuí ou até dönner kebab.

STEAK AU POIVRE

O Steak au poivre do Ovo e Uva acompanha batatas fritas bem sequinhas

A receita consiste em um alto filé de carne de vaca, salpicado com pimenta-do-reino que é preparado em fogo baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...